As irmãs do mosteiro beneditino St. Walburg, em Kentucky (Estados Unidos), denunciaram que desconhecidos roubaram dinheiro e mais de 125 anéis de ouro que pertenceram às monjas que viveram neste lugar.

Na conta de Facebook do mosteiro, a priora Aileen Bankemper explicou em 16 de agosto que nunca em seus 159 anos de história tiveram que dar um aviso como este: "esta semana nos roubaram durante os preparativos para o funeral da Irmã Cecilia".

"Apesar de terem roubado uma quantidade de dinheiro, o que mais nos entristece é que todos os anéis das nossas irmãs falecidas, a memória física de cada irmã, também foram roubados. Se alguém puder nos ajudar a recuperá-los, ficaremos muito gratas", escreveu a religiosa.

Os anéis de 14 quilates que foram roubados pertenciam às religiosas que faleceram no mosteiro. Cada religiosa que realiza os seus votos perpétuos recebe um anel de ouro como símbolo do seu compromisso.

Em declarações à rede de televisão WCPO de Cincinnati, a priora disse que quando percebeu que isso havia acontecido, "nós tivemos uma sensação de vazio. Continuamos pensando por que alguém faria isso? Somos uma comunidade generosa. Se alguém estivesse precisando de dinheiro, poderia ter pedido e nós com certeza teríamos escutado a necessidade desta pessoa”.

Por sua parte, a irmã Nancy Kordenbrock indicou que a polícia acredita que quem roubou os anéis de ouro 14 quilates pretende vendê-los, mas as religiosas não estão muito preocupadas com isso, mas pela perda simbólica do que os anéis representam para elas.

"Se deixarem os anéis na porta dos fundos ou na parte da frente, ou entregarem para alguém e disserem 'deixa isso aqui', ficaríamos muito gratas. Significaria muito para nós poder recuperá-los", afirmou.

As religiosas também indicaram que um doador anônimo ofereceu uma recompensa de 5 mil dólares para quem devolver os anéis.

Confira também: