A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) aceitou participar nos fóruns de diálogo para o Pacto de Reconciliação Nacional, organizados pelo presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador.

Em um comunicado divulgado em 16 de agosto, os bispos mexicanos assinalaram que os fóruns convocados por López Obrador "são um espaço de diálogo" que permitirão "identificar as propostas dos diferentes setores da população em diversas regiões do país".

Estas propostas, indicaram, serão "insumos para a elaboração de políticas públicas que permitam ajudar na superação da violência, na construção da paz e na reconciliação nacional".

Os fóruns foram anunciados por López Obrador em julho deste ano e serão realizados em várias cidades do país. O primeiro aconteceu em Ciudad Juárez em 7 de agosto, enquanto o último será realizado em 24 de outubro na Cidade do México.

De acordo com o plano proposto pelo presidente eleito do México, participarão dos fóruns camponeses, indígenas, estudantes e grupos religiosos.

O presidente da CEM, Cardeal José Francisco Robles Ortega, pediu a Dom Carlos Garfias Merlos, Arcebispo de Morelia e responsável pelo Escritório Episcopal de Justiça, Paz, Reconciliação, Fé e Política, para coordenar o "oferecimento, em nível nacional, das contribuições e recursos pastorais que sobre este tema a Igreja Católica se esforçou para implantar no decorrer dos anos em nosso país".

Além disso, indicou a CEM, convidaram os bispos a participar livremente dos fóruns ou nomear representantes.

"Estes fóruns podem ser uma ocasião propícia para compartilhar com ousadia, paciência e sabedoria, as riquezas do Evangelho, de maneira serena e compreendendo a pluralidade de visões presentes em nosso país e, assim, colaborar juntos, de maneira positiva na solução de conflitos", asseguraram os bispos.

Confira também: