O Arcebispo de Denver, Dom Samuel Aquila, pediu ao Papa Francisco para que envie uma comissão independente aos Estados Unidos, como a que visitou o Chile há alguns meses, para investigar diversas denúncias de abuso e encobrimento em torno do Arcebispo Emérito de Washington, Theodore McCarrick.

Em uma carta publicada em 13 de agosto, Dom Aquila encorajou a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) para "pedir e permitir uma investigação independente que inclua membros fiéis leigos e sacerdotes que não estão envolvidos no assunto".

"Como a supervisão de bispos e cardeais está sob a jurisdição de Roma, peço humildemente ao Papa Francisco para que realize uma investigação independente como a que foi feita no Chile", expressou o Prelado.

Em 20 de junho deste ano, a Arquidiocese de Nova York (EUA) informou que a investigação que realizou sobre um suposto abuso sexual cometido pelo Cardeal Theodore McCarrick, revelou que a acusação é “crível e sustentável”.

McCarrick, de 88 anos, foi ordenado sacerdote no final dos anos 50 e nomeado Bispo Auxiliar de Nova York em 1977.

Em 1981, foi nomeado bispo de Metuchen, no estado de Nova Jersey. Cinco anos depois, foi nomeado Arcebispo de Newark, no mesmo estado.

Em 2000, foi nomeado Arcebispo de Washington, capital do país, e foi criado Cardeal um ano depois.

Após o relatório da Arquidiocese de Nova York, a mídia americana divulgou novas acusações de abuso sexual ou coerção seminaristas e sacerdotes jovens por parte de McCarrick, quando era bispo.

A Diocese de Metuchen e a Arquidiocese de Newark informaram que receberam relatórios afirmando que McCarrick teve má conduta sexual com adultos e resolveram dois casos com acordos financeiros.

Em 28 de julho deste ano, o Papa Francisco aceitou a renúncia de McCarrick ao Colégio Cardinalício.

O Arcebispo de Denver recordou em sua carta que, durante a última semana, quando realizou o seu retiro anual de silêncio, "as acusações contra o Arcebispo McCarrick fizeram parte da minha oração".

"Vários fiéis escreveram para mim e perguntaram sobre a situação. Alguns sentiram que o Senhor abandonou a Igreja", assinalou.

O Prelado lamentou que tanto "leigos como clérigos tiveram que experimentar este tipo de traição".

Em resposta, Dom Aquila pediu a todos os sacerdotes da Arquidiocese “que ofereçam uma Missa por mês em reparação pelos pecados cometidos por cardeais, bispos, sacerdotes e diáconos, e por todos os pecados cometidos por clérigos e leigos contra os mandamentos do nosso Senhor, e ao mesmo tempo rezem pela cura das vítimas do pecado".

"Esta Missa deve ser anunciada publicamente para que os leigos possam participar e oferecer orações em reparação por estes pecados graves que feriram tantas pessoas e pelos seus próprios pecados", assinalou.

Dom Aquila também assegurou que "os funcionários da Arquidiocese de Denver e seu servidor nos esforçamos para fazer tudo o que for possível para garantir que tais coisas não aconteçam aqui".

O Prelado indicou que "não é verdade" que o Senhor abandonou a Igreja. "Muito pelo contrário, há alguns na Igreja que abandonaram Jesus e o Evangelho".

"O Papa Francisco fala frequentemente em suas homilias sobre o diabo e as suas obras. O diabo é real e nos afasta dos caminhos de Jesus e do amor do Pai", assinalou.

"Quando abandonam os caminhos de Deus, Deus permite que os seres humanos sigam seu rumo e sempre há graves consequências".

A atitude dos cristãos, disse, "deve ser um retorno aos caminhos de Deus, que dispõe o caminho da graça que nos preserva dos verdadeiros perigos do pecado a dos ataques do mal".

Mais em

"Todos nós que estamos na Igreja, incluindo o Santo Padre, os cardeais, bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, devemos examinar a nossa consciência e nos perguntar: será que eu realmente conheço, amo e sirvo ao Pai, a Jesus e ao Espírito Santo? Sigo os caminhos de Jesus ou os caminhos do mundo?", assinalou.

No final da sua mensagem, o Arcebispo de Denver assegurou que "devemos rezar pelo clero da Igreja, pelo Papa, pelos cardeais, pelos bispos, pelos sacerdotes e diáconos, a fim de que o Espírito Santo, que dará os dons que lhes foi outorgado, os ajude a ser fiéis a Cristo e ao Evangelho e a ser verdadeiros servos dos fiéis com o coração de Cristo".

"Devemos rezar pela Igreja nossa Mãe, que é santa, apesar de que haja pecadores nela e sofra pelas ofensas de todos os seus membros", expressou.

Confira também: