Acompanhados por uma imagem da Virgem Maria, 17 jovens franceses cruzarão o Oceano Atlântico em três veleiros para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 22 a 27 de janeiro de 2019 no Panamá e que contará com a presença do Papa Francisco.

Os jovens partirão em 31 de agosto de Brest (França), acompanhados de quatro navegantes profissionais e um capelão, em uma viagem que consideram uma “aventura espiritual, humana e missionária”.

“Estes meses de navegação serão uma oportunidade para que tiremos um tempo, escutemos Deus e compreendamos o plano de amor para cada um de nós”, expressaram os jovens navegantes.

No dia de sua partida, os tripulantes receberão na comuna francesa de Bayona a bênção de Dom Marc Alliet, bispo responsável pela Pastoral Juvenil, em representação de todos os bispos franceses. Está previsto que concluam a primeira parte da travessia em 15 de setembro, quando passarão por França, Espanha e Portugal.

Durante a viagem à América, os jovens estarão acompanhados por uma bela imagem de Nossa Senhora Santa Maria La Antigua, padroeira do Panamá, presenteada pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta.

Neste percurso, os peregrinos realizarão duas importantes paradas: uma será nos passos de São Tiago Apóstolo, em Santiago de Compostela (Espanha), e a outra no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde colocarão nas mãos da Virgem Maria o bom êxito da viagem.

Se as condições do tempo for favoráveis, de 15 a 30 de setembro, navegarão até Marrocos, para ali se aproximar da vida e do legado de Charles de Foucauld; e de 1º a 15 de outubro, passarão pelas Ilhas Canárias. Em seguida, viajarão a Senegal e Dakar, para uma missão.

Está previsto que cheguem em novembro às Ilhas de Cabo Verde, de onde, em 5 de dezembro, começariam a travessia mais longa, que é cruzar o Oceano Atlântico durante três semanas.

Já se aproximando da América, chegarão a Barbados e, depois, às Antilhas Menores, onde os viajantes festejarão o Natal. O percurso final começará em 27 de dezembro, para em 15 de janeiro navegar até o Panamá.

Confira também: