Após os incêndios que assolaram regiões da Diocese do Algarve, em Portugal, na última semana, o Santuário de Fátima e a Irmandade dos Clérigos anunciaram doações como gestos de “solidariedade” para com as vítimas dos fogos.

Os incêndios aconteceram entre os dias 3 e 10 de agosto, afetando os concelhos de Monchique, Silves e Portimão. Dezenas de pessoas ficaram feridas e muitas foram obrigadas a se retirarem de suas casas. Segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios, mais de 27 mil hectares foram consumidos.

Diante disso, o Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, anunciou que “o Santuário de Fátima associa-se com uma dádiva de 30 mil euros à Cáritas Diocesana do Algarves para primeiras necessidades”.

O anúncio foi feito durante a apresentação da peregrinação aniversária de agosto e também da peregrinação do Migrante e Refugiado a Fátima, que ocorreram domingo e nesta segunda-feira, conforme informou a Agência Ecclesia, do episcopado português.

O Purpurado afirmou ainda que o Santuário poderá dar “novos contributos”, caso seja necessário no futuro.

Além disso, Dom Marto expressou o “reconhecimento com todos” os que trabalham para combater “a chaga social dos incêndios”, nomeadamente bombeiros, Guarda Nacional Republicana, a Proteção Civil, voluntários, diversas instituições, instituições autárquicas.

“Todos merecem o nosso reconhecimento por este trabalho dedicado”, disse o Bispo, manifestando “solidariedade com os que sofreram perdendo o seu património, casas”.

Por sua vez, a Irmandade dos Clérigos, no Porto, informou que doou 25 mil euros à Cáritas Diocesana do Algarves em apoio às vítimas dos incêndios.

  Para o presidente da irmandade, Pe. Américo Aguiar, “é nosso dever sermos solidários e apoiar as vítimas de mais esta catástrofe”.

O sacerdote expressou sua gratidão “a todos os turistas, nacionais e estrangeiros”, que diariamente visitam a Torre dos Clérigos, pois “é essa forte presença que nos permite apoiar aqueles que mais necessitam”.

“Sintam-se por isso protagonistas destes donativos, sem essa participação estes gestos seriam impossíveis de realizar”, declarou.

Ainda de acordo com a Irmandade, a entidade pôde doar no início do mês 18.022 euros ao Fundo de Proteção Social do Bombeiro, gerido pela Liga dos Bombeiros Portugueses, que tem o objetivo de apoiar todas as situações de acidente ocorridas ao serviço dos Corpos de Bombeiros, bem como prestar apoio social.

Ofertório do fim de semana em prol das vítimas

A Diocese do Algarve também anunciou que os ofertórios das Missas do próximo fim de semana, dias 18 e 19 de agosto, serão destinados a apoiar as vítimas dos incêndios.

“Estou certo de que esta decisão corresponde ao sentir, não só do povo cristão algarvio, mas também de quantos nos visitam em tempo de férias e têm acompanhado, com sentimentos de grande solidariedade, o sofrimento dos mais diretamente atingidos por este incêndio de proporções tão devastadoras”, expressou à Agência Ecclesia o Bispo do Algarve, Dom Manuel Neto Quintas.

O Prelado tomou esta decisão em reunião que aconteceu em Monchique com a vice-presidente da Câmara de Monchique, Arminda Andrez, o pároco, Pe. Tiago Veríssimo, o presidente da Junta de Freguesia local, José Gonçalo da Silva, e o presidente da Cáritas Diocesana do Algarve, Carlos Oliveira.

O valor arrecadado será gerido pela Cáritas da Diocese do Algarve, juntando-se a verba disponibilizada pela Cáritas Portuguesa e por outras Cáritas Diocesanas.

Outros donativos podem ser feitos através do IBAN PT50 0010 0000 2271 5720 1085 0, conta da Caritas da Diocese do Algarve exclusividade destinada à ajudar as vitimas do incêndio que afetou os concelhos de Monchique, Silves e Portimão.

Confira também:

Mais em