A Associação Espanhola ‘Abogados Cristianos’ (Advogados Cristãos) estuda ações legais contra a cidade de Callosa de Segura (Alicante) por ter multado Teresa Agulló, uma mulher que projetou uma cruz na fachada da igreja de Callosa de Segura.

A Associação também estuda ações legais pela sanção da Câmara Municipal contra a Plataforma Cívica em Defesa da Cruz, que saiu em defesa da cruz de pedra derrubada em janeiro deste ano.

De acordo com relatórios de ‘Abogados Cristianos’, a Câmara Municipal impôs uma multa de 725 euros a Teresa Agulló por ter projetado uma cruz de luz na fachada da igreja.

A Câmara Municipal considerou o fato como "atividades de publicidade audiovisual sem a correspondente autorização administrativa".

Teresa Agulló assegurou que "não faz mal a ninguém". Além disso, a Câmara Municipal de Callosa ordenou aumentar a luz da praça para tornar a projeção da silhueta da cruz menos visível.

Por sua parte, a Plataforma Cidadã em Defesa da Cruz deverá pagar 150 euros por ter ocupado a praça no dia em que a polícia retirou a cruz das flores, porque interpretam este ato como uma "ocupação do domínio público sem receber a autorização obrigatória da administração".

‘Abogados cristianos’ explica que receberam a permissão da Subdelegação do governo para realizar a concentração, mas foi a Câmara Municipal que emitiu a multa.

A presidente de ‘Abogados Cristianos’, Polonia Castellanos, denunciou que "as ações da Câmara Municipal se distanciam da Lei da Memória Histórica e representam um ódio excessivo aos símbolos cristãos". Além disso, destaca uma "perseguição contra os vizinhos que querem que a cruz retorne ao seu lugar".

Por isso, a plataforma ‘Abogados Cristianos’ pediu ao procurador de crimes de ódio e discriminação, Alfonso Aya, que defenda os vizinhos que estão sofrendo estes ataques do prefeito.

Nos últimos meses, a Comunidade Valenciana registrou numerosos ataques contra a liberdade religiosa relacionados à retirada de cruzes. Os moradores de Vall d'Uxó lutaram até o último minuto para impedir a demolição de sua cruz e, todos os dias, Castellón de la Plana luta para manter de pé a cruz de Ribalta.

Atualmente, ‘Abogados Cristianos’ continua trabalhando ativamente nestes municípios e mantém frentes abertas contra funcionários do governo das Câmaras Municipais destas cidades.

Do mesmo modo, a Defensoria do Povo está investigando se, nesses casos, os direitos fundamentais dos cidadãos crentes estão sendo violados.

Confira também: