A Irmã Emma do Imaculado Coração de Maria, aos 97 anos, celebrou recentemente as suas “bodas de diamante” de consagração a Cristo.

A religiosa, nascida em 1921 em Yahualica, no estado mexicano de Jalisco, celebrou em 19 de julho deste ano os 75 anos da sua primeira profissão na Congregação Servas da Santíssima Trindade e dos Pobres.

Em mensagem enviada ao Grupo ACI, a congregação recordou que na mesma data a Igreja celebra a festa da sua fundadora, a Beata Vicenta de Santa Doroteia.

A congregação religiosa sublinhou que estas "bodas de diamante" significam "75 anos de convivência junto com o Divino Esposo e de jubilosa entrega aos nossos irmãos mais necessitados, entre os quais se destacaram doentes e idosos".

A Irmã Emma entrou na congregação em 4 de dezembro de 1940. A sua primeira profissão foi realizada no dia 16 de julho de 1943 e a sua profissão perpétua foi exatamente seis anos depois.

Atualmente, está na comunidade da congregação no Hospital da Santíssima Trindade de Guadalajara, em Jalisco.

A congregação assegurou que no testemunho de vida da religiosa "podemos ver o nosso carisma vivido com radicalidade, porque ela teve a experiência de ser amada e habitada por Deus Trino e, por isso, descobriu a presença de Deus nas pessoas com quem convive e os serviu e amou como templos vivos da Santíssima Trindade".

A religiosa, asseguram, "sempre nos recorda que a obra é de Deus e que, quando Ele quiser, nos enviará muitas vocações e nós continuaremos trabalhando e dando glória a Deus".

Em meio às dificuldades sociais e contra a Igreja no México no final do século XIX e no início do século XX, surgiu a Congregação Servas da Santíssima Trindade e dos Pobres, estabelecida como um instituto religioso em 1905, em Guadalajara. O seu lema é "A caridade de Cristo nos urge".

Com 113 anos de fundação, atualmente estão em vários estados do México, servindo em asilos, hospitais, ambulatórios médicos, casas de missão e enfermagem.

Confira também: