Um detalhe pouco conhecido da Basílica de Guadalupe é o atentado que a imagem da Virgem sofreu com uma bomba nos primeiros anos do século XX e como um crucifixo a protegeu e recebeu o impacto da explosão.

É conhecido como o "Santo Cristo do Atentado" e, depois da explosão, o crucifixo ficou retorcido.

Atualmente, a imagem é preservada na parte de trás da Basílica de Guadalupe, ao lado da história e da foto tirada após o atentado.

De acordo com o relato, em 14 novembro de 1921, "um homem desconhecido, com o pretexto de depositar um buquê de flores se aproximou do altar e colocou a seu buquê de flores diante da imagem venerada de Nossa Senhora".

"Por volta das 10h30, explodiu uma bomba de dinamite que estava escondida entre as flores. Esta explosão provocou danos nos degraus do altar, que são de mármore, nos castiçais de latão e nesta Imagem Sagrada de Nosso Senhor Crucificado, que caiu no chão retorcida".

Santo Cristo do Atentado, na Basílica de Guadalupe na Cidade do México. Foto: David Ramos / ACI Prensa

Nesta época, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que apareceu milagrosamente na tilma do índio São Juan Diego em 1531, era venerada na Antiga Basílica de Guadalupe. A construção do novo templo foi concluída em 1976.

O atentado era o prelúdio do que alguns anos depois foi a perseguição religiosa no México. Alguns anos antes, em 1917, foi promulgada a nova Constituição que ignorava diversos direitos da Igreja e tinha fortes restrições ao culto público.

Logo depois, em 1926, foi promulgada a "Lei Calles" que proibia as congregações religiosas e até que os sacerdotes usassem batinas. Isso foi o que detonou a Guerra Cristera ou a Cristiada.

Fotografia tirada após o atentado no qual se veem os danos causados pela explosão, e que atualmente é preservado na Basílica de Guadalupe. Foto: David Ramos / ACI Prensa

A história recorda que o vidro do quadro que protegia a imagem da Virgem de Guadalupe "sequer rachou" após a explosão.

A indignação do povo mexicano pelo atentado foi grande e, em 17 de novembro, "o comércio da nossa capital fechou durante 5 horas para protestar contra este atentado inqualificável".

"Desde então, o povo fiel do México venera de uma maneira especial esta imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, que protegeu a sua Santa Mãe de um ataque tão perverso", assegura a relato.

Confira também: