Cada vez são mais os casais que decidem fazer de sua lua de mel e suas bodas, oportunidades para ser solidários com quem menos tem, seja através das “luas de mel missionárias” ou as “listas de presentes” que beneficiam a comunidades necessitadas.

Esta iniciativa consiste em propor aos convidados à boda, destinar o dinheiro dos presentes a contas correntes para financiar projetos de desenvolvimento e missionários em outras partes do mundo. Ao mesmo tempo, o novo casal viaja de “lua de mel” a estes lugares para realizar um trabalho apostólico.

Esta novidade nasceu faz dez anos com um casal identificado como Javier e Charo, e aos poucos ganhou popularidade entre casais jovens, para quem “a família é um instrumento ao serviço da sociedade e da Igreja”. Segundo Rafa e Mónica, outro matrimônio que empreendeu a mesma iniciativa, “começar assim nossa vida familiar é a melhor forma de ser um instrumento de Deus ao serviço de todos”.

Charo e Javier afirmam que esta foi uma maneira de “começar nossa vida juntos compartilhando o que tinha nos satisfeito por separado”. Viajaram ao México, primeiro a Yucatán e logo a Guadalajara, onde junto a uns amigos, construíram uma escola, financiaram a educação de jovens e apadrinharam meninos.

Outro exemplo é o de Angel e Amparo, quem com as vontades de viver o sacramento do matrimônio “ajudando aos outros”, conseguiram construir um centro nutricional, uma escola e comprar ferramentas para um povoado em Ruanda. Tudo graças à colaboração de seus 200 convidados.

“A gente da aldéia celebrou uma festa em nossa honra, mandaram-nos presentes feitos por eles e uma carta preciosa nos dando as graças por tudo, assim ao final 200 pessoas celebraram nossas bodas na Espanha e quase 300 em Ruanda”, narrou Amparo.

Por outro lado, sem necessidade de sair da Espanha, Isabel e Mario se decidiram por uma lua de mel diferente. Eles escolheram como destino O Caminho do Santiago, porque é “uma alegoria de nosso matrimônio: momentos bons e momentos duros, mas sempre os dois juntos e confiando na ajuda de Deus”.