O Bispo de Chiclayo (Peru), Dom Robert Francis Prevost, condenou o roubo de ornamentos da imagem equatoriana da Virgem do Cisne que aconteceu no domingo, 5 de agosto, na cidade de Motupe, região de Lambayeque.

Segundo informações da rádio peruana RPP, o roubo ocorreu no dia central das comemorações dos 150 anos da descoberta da Cruz de Motupe, uma das devoções mais importantes no norte do Peru.

Um grupo de desconhecidos arrombou o veículo que levava a Virgem do Cisne, trazida do Equador para a ocasião, e levaram uma mala com os ornamentos para vestir a imagem.

"Eles levaram cerca de oito vestidos, dinheiro e também outros objetos de valor; ainda não sabemos quanto havia em dinheiro, mas o maior valor maior é o sentimental”, lamentou Pe. José Gustavo Diaz Cabrejos, que chegou com a delegação equatoriana.

Dom Prevost descreveu o ato de "sacrilégio", pois "roubar os pertences da Virgem Maria não tem nome e é uma falta total de valores e amor a Deus".

"É uma ofensa contra Deus, contra a Virgem Maria e, claro, uma ofensa muito grande ao povo do Equador que veio com tanta fé e devoção", acrescentou.

O Prelado pediu à população para que deem informações sobre os delinquentes ou sobre o paradeiro dos objetos à polícia.

Por sua parte, Pe. Diaz comentou à RPP que, "assim como chegam devotos, também chagam pessoas ruins para fazer dano. Nós fomos convidados pela Irmandade da Cruz de Motupe para celebrar esta festa importante e agora estamos indo embora com esta grande tristeza".

O sacerdote disse que esta é a primeira vez que foi roubado em uma viagem internacional, na qual levava a imagem da Virgem do Cisne.

Confira também: