A Santa Sé enviou uma mensagem na qual expressa o desejo de que “o turismo possa contribuir para glorificar a Deus, valorizar a dignidade humana, o conhecimento mútuo, a fraternidade espiritual e a renovação do corpo e da alma" e fala do uso das novas tecnologias neste setor.

No texto, por ocasião do Dia Mundial do Turismo, a ser celebrado em 27 de setembro com o lema "Turismo e transformação digital", a Igreja recorda que “houve muitas mudanças decorrentes da implementação das novas tecnologias digitais, em relação à vida social das pessoas e à maneira de conceber relações interpessoais”.

“Esta celebração nos convida a refletir sobre a contribuição dos avanços tecnológicos, não só para melhorar os produtos e serviços turísticos, mas também porque estão inseridos no caminho do desenvolvimento sustentável e responsável, em nome do qual devemos orientar a crescimento do setor", assegura o texto.

O Vaticano destaca a necessidade “da ‘sustentabilidade turística’ não deve ser subestimada, pois em alguns destinos turísticos mais populares são vivenciados os efeitos negativos de um fenômeno que se opõe ao turismo saudável e justo, chamado ‘super-turismo’”.

Por sua parte, o Cardeal Peter Turkson, Prefeito da Congregação para o Desenvolvimento Humano Integral – que assina a mensagem –, recorda que “a Igreja sempre prestou atenção especial à Pastoral do Turismo, ao lazer e às férias, como oportunidade de recuperar e fortalecer os laços familiares e interpessoais, restaurar o espírito e desfrutar das extraordinárias belezas da criação para crescer na ‘humanidade integral’”.

“O turismo é um veículo efetivo de valores e ideais quando oferece oportunidades para o crescimento da pessoa humana, tanto na sua dimensão transcendente, aberta ao encontro com Deus, quanto na sua dimensão terrena, no encontro com o homem, com outras pessoas e em contato com a natureza”, acrescenta.

Além disso, tem certeza de que "o usos dos meios digitais deve ser acessível a todos, no respeito da liberdade de escolha das pessoas”.

"O objetivo final não é implementar o turismo com as novas tecnologias digitais, mas que o uso progressivo da tecnologia acompanhe através de uma consciência crescente da pessoa e da comunidade em relação ao uso respeitoso do meio ambiente para um desenvolvimento sustentável".

Confira também: