O Secretário Geral da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom Alfonso Miranda, reiterou o compromisso da Igreja de lutar para prevenir e combater os casos de abusos sexuais cometidos pelo clero.

Entrevistado por Vatican News, Dom Miranda assegurou que os bispos mexicanos estão trabalhando decididamente "para que não haja mais nenhum e se atue sempre com transparência, com legalidade", tanto nos campos jurídicos como canônicos.

O Prelado recordou que os bispos do México desenvolveram em 2016 as "Orientações contra o abuso de menores cometidos pelo clero" e, no final de 2017, um "Protocolo para a Proteção de Menores", aplicado à legislação mexicana.

Dom Miranda recordou que em junho deste ano, os documentos foram publicados no site da CEM e destacou que o objetivo é "a lei suprema de proteção ao menor, a defesa e a primazia da defesa do direito da criança".

O bispo mexicano indicou que, "há vários anos, de acordo com as recomendações e exigências do Vaticano, se tem feito muitas mudanças nos seminários, especialmente em relação à recepção dos candidatos ao sacerdócio".

“Há uma maior exigência, estudos psicológicos ao ingressar ao seminário”, disse e assinalou que “se mantém este acompanhamento psicológico e espiritual durante a preparação e depois da ordenação sacerdotal”.

O Secretário Geral explicou que o protocolo da CEM sobre a proteção de menores propõe que, diante de uma denúncia de abuso, abra-se imediatamente uma investigação e se informe à autoridade. Devem desenvolver "processos canônicos, ou seja, a investigação eclesial, e por outro lado, o processo legal", indicou.

“Tanto as orientações como o protocolo de ação em casos de abusos de menores respondem à exigência universal da proteção e defesa da criança e à atuação responsável sacerdotal, assim como o Papa Bento e o Papa Francisco estabeleceram”.

Isso significa, assegurou, “tolerância zero, ‘nunca mais’ permitiremos este tipo de casos”.

Confira também: