Dois dias antes do vencimento estabelecido para a apresentação de assinaturas requeridas para que se debata e vote no Congresso dos Deputados a proposta de lei cidadã que especifica que o matrimônio é a união do homem e a mulher e promove a adoção conjunta em matrimônio, o Foro Espanhol da Família (FEF) recolheu até o momento cerca de um milhão e meio de adesões, triplicando o mínimo legal requerido.

O Foro, encarregado de levar esta Iniciativa Legislativa Popular (ILP), que começou com o recolhimento de assinaturas o passado 15 de outubro, informou ter recebido nesta quarta-feira uma carta do Escritório do Censo Eleitoral pela que certifica a recontagem de mais das 500 mil assinaturas necessárias para que prospere a iniciativa cidadã.

Do mesmo modo, o FEF deu a conhecer que “a partir de setembro se espera que o Congresso fixe a data para debater e votar esta proposta cidadã, que deve ser tramitada como qualquer projeto de lei aprovado pelo governo”.

Através de um comunicado, o Foro informou também que pediu expressamente o “comparecimento de um representante ante o Congresso dos Deputados para apresentar e defender a iniciativa, como se faz com todos os projetos de lei”.

A plataforma familiar espera que nos próximos dias o Partido Popular apresente um recurso de inconstitucionalidade diante da lei que permite o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, recentemente passada.