O Vaticano comunicou através de seu Escritório de Imprensa que o Papa Francisco aceitou a renúncia como membro do Colégio Cardinalício do Arcebispo emérito de Washington (Estados Unidos), o Cardeal Theodore McCarrick, acusado de abusos sexuais.

“Na tarde de ontem (sexta-feira,27) o Santo Padre recebeu a carta com a que o Cardeal Theodore McCarrick, Arcebispo emérito de Washington, apresentou a renúncia como membro de Colégio Cardinalício”.

“O Papa Francisco –continua o comunicado– aceitou a demissão do Cardeal e dispôs sua suspensão do exercício de qualquer ministério público, junto à obrigação de permanecer em uma casa que lhe será indicada, para uma vida de oração e de penitência, até que as acusações a ele dirigidas sejam esclarecidas pelo processo canônico normal”.

No último 20 de junho, a Arquidiocese de Nova Iorque (Estados Unidos) informou que a investigação que realizou sobre um suposto abuso sexual cometido pelo Cardeal Theodore McCarrick, revelou que a acusação é “crível e sustentável”.

O atual Arcebispo de Nova Iorque, Cardeal Timothy Dolan, assinalou em uma declaração que o suposto abuso ocorreu há quase 50 anos quando o Cardeal McCarrick era sacerdote da arquidiocese, e que este é o único caso que ele teve conhecimento.

Depois de precisar que o Cardeal McCarrick em todo momento manifestou ser inocente e que colaborou sempre na investigação, o Cardeal Dolan explicou que as indágines incluíram a participação de uma equipe forense independente.

O Cardeal McCarrick tem 87 anos e foi Bispo Auxiliar de Nova Iorque, Bispo de Metuchen, Arcebispo de Newark e Arcebispo de Washington, tendo sido elevado à dignidade de Cardeal.

O Cardeal McCarrick declarou em várias ocasiões que é inocente das acusações e sublinhou que colaborou com a investigação. Além disso, já adiantou que aceitará a decisão que for tomada pelo Vaticano sobre seu futuro.

Confira: