O Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio, criada em 1992 por João Paulo II para promover o desenvolvimento integral das comunidades camponesas indígenas, mestiças e afro americanas da América Latina, celebra sua reunião anual de 20 a 24 de julho em Lima (Peru).

A reunião contará com a presença do Arcebispo Paul Josef Cordes, Presidente da Populorum Progressio e do Pontifício Conselho "Cor Unum", a qual está confiada essa fundação.

Neste há cerca de 200 projetos a serem aprovados, cotados em mais de dois milhões de dólares. Os setores de intervenção são a a formação (60%), a agricultura (20%) e o desenvolvimento de micro-empresas (20%).

Segundo uma nota da Cor Unum, “a prioridade concedida à educação para o desenvolvimento é o elemento mais significativo do compromisso da Igreja nos países latino-americanos”.

A Conferência Episcopal Italiana financia a maior parte dos projetos da Populorum Progressio, embora haja também doadores particulares de outros estados.

O comunicado também explica que “os Prelados das nações com maior presença  indígena, mestiça ou afro-americana, decidem no Conselho de Administração como utilizar esses fundos”.

Além de seis representantes do episcopado latino-americano, participarão da reunião dom Segundo Tejado Muñoz, oficial de "Cor Unum", e Dom  Piergiuseppe Vacchelli, presidente do Comitê para as intervenções caritativas a favor do Terceiro Mundo da Conferência Episcopal Italiana.