O Presidente da Comissão de Missões da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) e Bispo de Cuernavaca, Dom Florencio Olvera Ochoa, afirmou que o Compêndio do Catecismo da Igreja chama os fiéis à desobediência civil no caso de aprovar-se leis anti-vida, pois o ser humano “não pode estar contra a natureza”.

“As leis que favorecem a eutanásia, a clonagem ou o matrimônio entre homossexuais, pisoteiam a dignidade humana e isso não podemos permiti-lo”, explicou o Prelado. Indicou que o chamado da Igreja é para aplicar-se “no México e em todo mundo”.

Do mesmo modo, em declarações a um meio local, Dom Olvera assinalou que o Compêndio do Catecismo reafirma a proteção do embrião, e indica que a fecundação in vitro e a união entre pessoas do mesmo sexo são atos imorais.

Por sua parte, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, advertiu que aqueles que transformam a lei para promover as uniões homossexuais, “serão os responsáveis pelos efeitos que vai trazer esta situação antinatural”.

Finalmente, Dom Olvera qualificou o Compêndio do Catecismo como “uma grande bênção” e assegurou que logo que seja publicado em espanhol, promoverá sua difusão e aplicação no México.