A equipe do presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, assegurou que o Papa Francisco participará em seus fóruns de consulta para a pacificação. Entretanto, o Vaticano negou isso.

Loretta Ortiz Ahlf, coordenadora de Pacificação e Anistia de López Obrador, vencedor das eleições presidenciais do último dia 1º de julho, disse à imprensa local que o Santo Padre confirmou a sua participação, a ser realizada de forma "virtual, porque, obviamente, não virá".

"Será por Skype, por áudio, etc.", disse e também assinalou que o Papa enviaria ao México "duas pessoas recomendadas por ele para que participem como especialistas".

Os fóruns anunciados por López Obrador são uma série de consultas a serem realizadas em diferentes cidades do México para avaliar projetos como a "lei de anistia" que poderia beneficiar traficantes de drogas. O objetivo, disse o presidente eleito durante a sua campanha, é buscar a paz para o país.

Em declarações recolhidas pela agência EFE em 16 de julho, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, negou a equipe de López Obrador e sublinhou que "a notícia de que o Santo Padre participará desta conferência não tem fundamento".

Confira também: