Em 15 de julho, terminou a Copa do Mundo Rússia 2018, que não só coroou a França como a nova campeã, mas também deixou vários gestos de fé que apresentamos a seguir.

1. Um católico e um evangélico unidos em oração

Uma das imagens mais impressionantes da Copa Rússia 2018 foi a dos jogadores Romelu Lukaku e Fidel Escobar rezando no final do jogo entre as seleções da Bélgica e do Panamá durante a fase de grupos.

Terminada a partida, o belga Lukaku e o panamenho Escobar, católico e evangélico respectivamente, se ajoelharam no campo e rezaram durante alguns instantes.

2. Celebração com o Terço

O goleiro reserva da Nigéria, Ikechukwu Ezenwa, comemorou a vitória da sua seleção contra a Islândia na fase de grupos mostrando o seu terço diante das câmeras de televisão.

3. Gratidão a Deus e à Virgem apesar da derrota

Embora o Peru não tenha sido classificado para as oitavas de final, Aldo Corzo, jogador reserva da seleção nacional, publicou uma mensagem de agradecimento no Twitter com as hashtags #graciasDiosyVirgensiempre (obrigado Deus e Virgem sempre) e #miFamilialoestodo (minha família é tudo).

“Eu não tive que jogar nesta Copa do Mundo, mas vou embora feliz e orgulhoso de pertencer a este grupo lindo, obrigado aos meus colegas por deixar a alma no campo. Obrigado a todo o Peru pelo apoio. Para cima Peru”.

O Peru comemorou a sua participação na Copa do Mundo Rússia 2018 porque há 36 anos não se classificava para o mundial.

4. O uniforme em honra à Mãe de Deus

A seleção brasileira usou seu uniforme reserva azul, inspirado na devoção dos católicos a Nossa Senhora Aparecida, na partida que jogou contra a Costa Rica durante a fase de grupos.

O azul é a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Os brasileiros venceram o jogo por 2 a 0.

Mais em

5. A bênção da vovó

Um vídeo no qual uma avó, identificada como Martha González, abençoou cada jogador da seleção mexicana viralizou nas redes sociais após derrotarem a Alemanha na fase de grupos.

A mulher fez esse gesto na cidade de El Paso, Texas (Estados Unidos), e vários usuários brincaram afirmando: “Esta é a verdadeira razão pela qual o México venceu!”.

6. Estrela de futebol recorda quem manda

A estrela do futebol Leonel Messi publicou em suas redes sociais uma foto na qual aparece ajoelhado com uma mensagem de agradecimento a Deus pela classificação da seleção da Argentina para as oitavas de final da Copa do Mundo Rússia 2018.

7. A fé move montanhas

Depois de serem classificados para as oitavas de final, o jogador de futebol colombiano Radamel Falcao expressou em suas redes sociais que: "A fé move montanhas".

Logo depois que a Colômbia foi eliminada nesta fase, Falcao compartilhou diversas imagens e vídeos, nos quais agradeceu a Deus pela oportunidade de participar deste evento esportivo.

 

La fe mueve montañas ⛰/ Faith can move mountains ??

Uma publicação compartilhada por Falcao (@falcao) em

8. A fé do treinador da Croácia

Depois das vitórias que levaram a Croácia à final contra a França, tornou-se conhecida a fé de Zlatko Dalic, técnico da seleção do país dos Balcãs.

Em uma entrevista concedida a uma rádio católica croata por ocasião da Copa do Mundo, Dalic afirmou: “Tudo o que eu fiz na minha vida e na minha carreira profissional foi graças a minha fé e sou grato ao meu querido Deus”.

Além disso, assegurou que sempre carrega consigo um terço nos momento difíceis.

9. Um triunfo dedicado a Santo Antônio de Pádua

Mateo Kovacic, meio campo da seleção da Croácia, dedicou a medalha de prata que ganhou na Copa do Mundo a Santo Antônio de Pádua.

Quando recebeu o prêmio após perder na final contra a França, o jogador croata usou uma bandeira com a imagem do santo e da igreja a ele dedicada em Sesvete, cidade onde cresceu. Neste templo, foi coroinha e conheceu sua esposa Isabel.

Após a cerimônia, Kovacic publicou em suas redes sociais uma foto na qual aparece segurando a bandeira, com a mensagem: “Orgulho do céu em tua família do futebol!”.

Confira também: