Que a prática do esporte favoreça o desenvolvimento integral das pessoas, este é o desejo que o Papa Francisco expressou em sua mensagem aos participantes do Seminário sobre “Esporte como Ferramenta para o Desenvolvimento Humano, Econômico e Social”, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 25 de agosto.

Em sua mensagem, enviada por meio do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, o Santo Padre incentiva todos os participantes “a continuar promovendo o esporte como exercício da prática da virtude, de modo que seja ajuda e fomento do crescimento integral dos seres humanos e do desenvolvimento das comunidades”.

Francisco indicou que o esporte “não é somente uma forma de entretenimento, mas, sobretudo, um instrumento para embasar uma cultura do encontro, da fraternidade e da solidariedade, caminho seguro para a construção de um mundo mais pacífico e justo”.

O seminário é uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas, junto com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e o Centro Internacional para o Estudo do Esporte.

Segundo asseguram os organizadores em seu site (http://www.fgv.br/seminariogestaoesportiva%C3%B9), “inspirado na Conferência Esporte e Fé, organizada pelo Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano, em 2016, o VIII Seminário Gestão Esportiva FGV/FIFA/CIES reunirá expoentes do esporte para debater sobre o papel que este pode desempenhar na promoção do desenvolvimento humano, econômico e social”.

Confira também: