A Santa Sé informou que o Papa Francisco nomeou os presidentes delegados para o Sínodo dos Bispos sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que será realizado no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018.

Os presidentes delegados são o Patriarca Caldeu da Babilônia (Iraque), Cardeal Louis Rafael Sako; o Arcebispo de Toamasina (Madagascar), Cardeal Désiré Tsarahazana; o Arcebispo de Yangon (Myanmar), Cardeal Charles Maung Bo; e o Arcebispo de Port Moresby (Papua Nova Guiné), Cardeal John Ribat.

Segundo o regulamento do Sínodo dos Bispos – Ordo Synodi Episcoporum –, em vigor desde 29 de setembro de 2006, o presidente delegado preside a assembleia sinodal, em nome e por autoridade do Pontífice, que o nomeou.

Caso seja nomeado mais de um presidente, eles se sucederão na missão segundo a ordem estabelecida pelo Santo Padre.

Deste modo, quando houver a oportunidade, o presidente delegado pode confiar os trabalhos especiais a outros membros, para que a assembleia seja realizada da melhor maneira.

Além disso, deve assinar as notas surgidas das assembleias. Se houver mais presidentes delegados, todos assinam estas notas.

A missão do presidente delegado acaba quando se dissolve a assembleia sinodal para a qual foi nomeado.

Confira também: