O recém-criado Cardeal Joseph Coutts, Arcebispo de Karachi, foi recebido com alegria em 10 de julho pela comunidade católica no Paquistão, uma minoria religiosa no país.

No dia 28 de junho, o Papa Francisco criou 14 novos cardeais, entre os quais estava o Arcebispo de Karachi, no Consistório Público na Basílica de São Pedro.

Segundo informou UCA News, um grupo de fiéis liderados pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Karachi, Pe. Saleh Diego recebeu o novo Purpurado no Aeroporto Internacional de Jinnah às 1h (hora local).

Os fiéis entregaram ao cardeal um buquê de flores e lhe colocaram o tradicional xale Sindhi.

Ao sair do aeroporto, o Cardeal Coutts saudou os quatro acampamentos de católicos que haviam sido instalados ao longo da estrada para recebê-lo com fogos de artifício, danças e tambores.

"Nós nos reunimos aqui para receber o Cardeal Coutts e agradecer ao Papa Francisco por recordar a comunidade católica perseguida", disse o ex-Vigário Geral de Karachi, Pe. Arthur Charles à UCA News.

"É um momento especial, não só para a comunidade cristã, mas também para o Paquistão, pois Joseph Coutts é o segundo cardeal do país", acrescentou.

A agência ‘Associated Press’ (AP) indicou que o Purpurado foi recebido na Catedral de São Patrício de Karachi com um bolo e lhe derem um cordão de flores, de acordo com a tradição da região. Os fiéis reunidos lhe disseram: "nós te amamos".

O Cardeal Coutts disse aos presentes que "tudo o que fazemos em nossas instituições não é apenas para a comunidade cristã, mas para todos os paquistaneses. Devemos unir-nos sob a bandeira do Paquistão e rezar para que as próximas eleições se realizem em paz e que o novo governo trabalhe pelo desenvolvimento, pela paz e pela tranquilidade do país".

As eleições gerais no Paquistão serão realizadas no próximo dia 15 de julho.

O Cardeal Coutts é conhecido por promover durante 40 anos o diálogo e a paz no Paquistão, um país onde os cristãos são perseguidos e atacados pelos extremistas muçulmanos.

Nasceu em 21 de julho, 1945 em Amristar, na Diocese de Jullundur, na Índia. Foi ordenado sacerdote em 9 de janeiro de 1971 para o clero de Lahore. Foi eleito Bispo Coadjutor de Hyderabad (Paquistão) em 5 de maio de 1988 e foi consagrado em 16 de setembro do mesmo ano. Sucedeu o Bispo de Hyderabad em 1º de setembro de 1990.

Em seguida, foi transferido a Faisalabad em 27 de junho de 1998 e enviado pelo Papa São João Paulo II à Sede Metropolitana de Karachi em 25 de janeiro de 2012. Foi presidente da Conferência Episcopal do Paquistão de 2011 a 2017.

O primeiro Cardeal foi José Cordeiro, criado Cardeal pelo Papa Paulo VI em 1973. Este Purpurado faleceu em 1994.

Confira também: