O Papa Francisco enviou um abraço “com espírito generoso e benevolente” aos mais de três mil participantes do V Congresso Missionário Americano (V CAM), realizado entre os dias 10 e 14 de julho na cidade de Santa Cruz, na Bolívia.

No primeiro dia do evento, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Santa Cruz, Dom Stanislaw Dowlaszewicz, leu a mensagem do Santo Padre levada pelo seu representante na Bolívia, Cardeal Fernando Filoni.

“Você estará presente no nosso lugar na cidade de Santa Cruz de la Sierra”, disse o Papa ao seu representante, a quem exortou junto com todos os pastores a celebrar uma “ação de graças fervorosa” pelos dons da fé e do batismo.

Encorajou a oferecer a Eucaristia “para que a nova evangelização possa ser realizada com grande esforço, alegria e confiança, de modo que se renove a vida eclesial e seja cada vez mais missionária”.

Em sua mensagem, o Pontífice concedeu a sua bênção ao seu representante e pediu para que ele insista “aos bispos e aos outros responsáveis ​​que no coração de Deus há um lugar preferencial para os pobres, por quem ele se fez pobre”.

Do mesmo modo, convidou a seguir “a vontade de Deus, testemunhada pela Igreja, confirmada pela vida dos santos, especialmente dos missionários, manifestada nos diferentes acontecimentos da história dos povos”.

“Nós rezaremos pelo tua importante missão, enquanto a partir de agora, venerado irmão, pedimos que Maria te proteja, Virgem e Mãe de Deus, Padroeira da América, e também a intercessão de todos os Santos desta Igreja”, expressou o Santo Padre.

Finalmente, agradeceu o convite da Conferência Episcopal da Bolívia (CEB) para participar do congresso.

“Apesar de não podermos participar pessoalmente deste evento de tanta importância para toda a Igreja da América, abraçamos com espírito generoso e benevolente todos aqueles que participam deste congresso”, conclui a mensagem do Papa Francisco.

O VCAM conta com a participação de dois cardeais, 90 bispos, 450 sacerdotes, 1.306 delegados de 24 países da América, 110 expositores especializados, 245 voluntários e missionários 1.203 delegados missionários de toda a Bolívia.

Os temas do congresso são: Evangelho, Alegria, Comunhão e Reconciliação, Missão e Profecia.

Confira também: