O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, confirmou que o Papa Francisco participará da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Panamá em janeiro de 2019.

“Por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará na Cidade do Panamá, e acolhendo convite do governo e dos bispos panamenhos, Sua Santidade o Papa Francisco visitará o Panamá de 23 a 27 de janeiro de 2019”, afirmou Burke em um comunicado emitido pela Santa Sé neste dia 9 de julho.

Até hoje, católicos de todo o mundo ainda se perguntavam se o Papa Francisco estaria presente na JMJ Panamá 2019, porque em 8 de junho de 2017, o Santo Padre disse aos bispos panamenhos durante uma visita ad limina: “O Papa irá. Eu irei ou o outro, mas o Papa irá”.

Em seguida, o Cardeal José Luis Lacunza, Bispo de David, disse a Francisco: “Como gostaríamos que você fosse!”. Então, o Papa respondeu: “Isto está nas mãos de Deus”.

Pronunciamento da Igreja no Panamá

Por sua parte, o Arcebispo do Panamá e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Panamá 2019, Dom José Domingo Ulloa, disse após escutar a notícia que o anúncio “causa uma imensa alegria” a “toda a organização da JMJ” e que “a certeza de que o ‘Pedro’ que virá oficialmente ao Panamá será o Papa Francisco” os incentiva.

Suas declarações foram feitas em um ato especial no Arcebispado panamenho, no qual esteve presente o presidente da República, Juan Carlos Varela, e o Núncio Apostólico, Dom Miroslaw Adamczyk.

“Desta notificação que o Papa nos faz, ressalto que a JMJ é um projeto de país, do qual o Estado e a Igreja somos responsáveis e, por isso, devemos colaborar em conjunto para que renda frutos à nação e ao mundo”, acrescentou o Arcebispo.

O presidente Juan Carlos Varela manifestou se sentir “honrado” por receber o Santo Padre e que o evento terá o apoio em termos de segurança, saúde e emergências.

Dom Ulloa disse ainda que durante sua estadia, além dos atos centrais, “o Papa Francisco consagrará a Catedral Basílica de Santa Maria La Antigua, localizada no Bairro Antigo da cidade”.

Além disso, Víctor Chang, secretário executivo do Comitê Organizador Local, adiantou que está previsto que o Papa tenha um encontro com bispos centro-americanos, autoridades do governo, representantes da sociedade civil e líderes das diversas comunidades de fé.

“Nesta etapa preliminar do desenho da agenda também se está explorando a possibilidade de que o Papa Francisco tenha um gesto de atenção com jovens que vivem na marginalidade e enfermidade, os quais, por sua situação, não poderão participar dos atos centrais”, indicou Chang.

Os detalhes da agenda do Papa Francisco no Panamá serão divulgados de modo oficial em novembro de 2018.

Confira também: