Uma multidão de mais de 100 mil fiéis peregrinou ao santuário mariano de Jasna Gora, lar da Virgem de Czestochowa, na Polônia, uma querida devoção de São João Paulo II.

Os fiéis estiveram na 27ª peregrinação  da Família da Rádio Maria, sob o lema “Polônia é um amor ressuscitado”, e participaram no domingo, 8 de julho, na esplanada do santuário mariano de Jasna Gora, da Missa presidida pelo Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito Emérito da Congregação para a Educação Católica.

Em sua homilia, o Cardeal explicou que “o homem escravizado internamente é incapaz de controlar-se, sobre suas faltas. É limitado na possibilidade de fazer o bem, na realização de valores reais. Uma pessoa internamente livre é aquela que pode escolher e perseguir um bem objetivo, independentemente das condições nas quais esteja”.

Nesse sentido, informa o site da Igreja na Polônia, questionou: “É tão difícil ver o mal em nosso país, causado precisamente por esta escravidão no campo moral e na regra de poder? O pior é que, atualmente, esta escravidão moral frequentemente se defende como algo bom, como um direito subjetivo e se favorece. Esta não é a maneira de construir um bem. Este não é o caminho para a felicidade real. Este não é o caminho para o progresso real”.

O Purpurado polonês sublinhou também que “uma nação morre quando corrompe o seu espírito. A nação cresce quando o seu espírito se purifica cada vez mais. Nenhuma força pode destruí-lo”.

O Prefeito Emérito também destacou que a Virgem Maria ajuda as pessoas a “libertar-se da escravidão, a usar a liberdade somente para realizar o amor bom e autêntico. (...) Mãe da nossa nação, rogai por nós. O cetro do teu reinado é o coração de mãe. Obrigado por isso!”.

Depois de recordar que São João Paulo II dizia que no Santuário de Jasna Gora bate o coração da nação polonesa, o Cardeal lembrou que “Maria nos aproxima de Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida”.

“Aqui, o nosso amor se fortalece, as feridas das nossas almas são curadas, os corações se tornam mais amorosos, nascem as boas resoluções e as iniciativas inspiradas na sabedoria de Deus, o perdão e a oração se libertam para aqueles que nos perseguem”.

Além disso, o Purpurado polonês sublinhou que no santuário de Jasna Gora “estabelecemos as bases para construir um bem baseado na verdade em nossos corações e mentes. Por isso, tornamo-nos mais ricos em espírito, mais fortes e abertos às verdadeiras necessidades dos tempos modernos”.

Confira também: