O Bispo de Reconquista e Secretário do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Dom Andrés Stanovnik, esclareceu informação difundida pelo diário Clarín e reproduzida por algumas agências, sobre uma eventual visita do Papa Bento XVI a Argentina para celebrar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano.

“Considero que é prematuro fazer comentários sobre o significado que teria uma visita do Papa Bento XVI a nosso país, porque a decisão sobre o lugar onde se celebrará a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano está em mãos do Santo Padre e, enquanto não tenhamos uma informação certa sobre este tema, que em todo caso lhe corresponde dá-la a ele mesmo, não é oportuno criar expectativas sobre bases ainda incertas”, precisou o Bispo ante o difundido pelo suplemento Valores Religiosos do diário Clarin.

Dom Stanovnik explicou que “as Conferências Gerais as convoca o Santo Padre e é ele quem decide onde e quando se levarão a cabo”.

“A V Conferência Geral  iria ser celebrada em Roma se tivesse estado em vida o Papa João Paulo II, porque isso teria facilitado sua presença em um acontecimento episcopal de tanta magnitude. Também agora é de máxima importância que o Papa inaugure e acompanhe a próxima reunião episcopal latino-americana. É certo, nós gostaríamos de muito que isso ocorresse em algum lugar da América Latina ou o Caribe e esse desejo o compartilhamos com o Santo Padre aos poucos dias de concluído o conclave. No momento, estamos esperando uma decisão sua e estamos dispostos a acolhê-la com uma atitude de fé e de alegria, e vivê-la como um dom de Deus para as Igrejas na América Latina”, precisou.

Dom Stanovnik esclareceu que o CELAM “sugeriu ao Santo Padre alguns lugares” para a V Conferência. “Entre os critérios que se tiveram em conta para propor lugares, um deles foi o fato das quatro Conferências Episcopais anteriores terem sido celebradas em quatro regiões episcopais da América Latina: Cone Sul (Rio do Janeiro), Bolivariana (Medellín), Centro América e México (Puebla), Caribe e Antilhas (Santo Domingo) e por um critério de rotação geográfica se pensou de novo na possibilidade de um lugar no Cone Sul. Foi assim, como entre os países do Cone Sul, Argentina apresentou vários lugares que se consideraram adequados e com boas condições para este encontro continental”, adicionou.

Como será a reunião

O Bispo também recordou a natureza desta reunião. “Trata-se de um encontro de Conferências Episcopais e por isso é chamada Conferência Geral do Episcopado Latino-americano. Não se trata de uma reunião do CELAM. Trata-se de uma convocação que realiza o Santo Padre ao episcopado latino-americano, que está organizado em 22 conferências episcopais”, indicou.

Do mesmo modo, antecipou que o Santo Padre é quem “confia ao CELAM e à Pontifícia Comissão para a América Latina a preparação de uma Conferência Geral. Por isso, a tarefa que têm o CELAM e a mencionada Pontifícia Comissão com relação a V Conferência Geral, é facilitar a preparação das Conferências Episcopais a esse grande encontro latino-americano de bispos”.