O Papa Francisco expressou em um telegrama suas condolências pela morte do Cardeal Jean-Louis Tauran, Camerlengo da Santa Igreja Romana, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, falecido na quinta-feira, 5 de julho, em Hartford (Estados Unidos).

Em um telegrama dirigido à irmã do Cardeal, o Pontífice expressa suas “condolências e união na oração aos membros de sua família e a todos os afetados por essa perda”.

“O Cardeal Jean-Louis Tauran, que encomendo à misericórdia de Deus, marcou profundamente a vida da Igreja universal”, declara.

Além disso, destacou que o Cardeal Tauran, “entrando no Serviço Diplomático da Santa Sé, exerceu com competência, entre outras, a função de Secretário para as Relações com os Estados. Nomeado pelo Papa Bento XVI para encabeçar o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, foi um conselheiro ouvido e apreciado, nomeadamente graças às relações de confiança e estima que construiu com o mundo muçulmano”.

No telegrama, Francisco explica que “em razão de seu sentido de serviço e de seu amor pela Igreja, nomeei-o Camerlengo da Santa Igreja Romana”.

Além disso, assegura que guarda “uma recordação comovente deste homem de profunda fé que serviu valorosamente até o final à Igreja de Cristo, apesar do peso de sua doença. Que o Senhor acolha seu servo em sua paz na alegria que nunca acaba!”.

O Papa finaliza o telegrama dando sua bênção apostólica.

“Como garantia de consolo, envio-lhe, senhora, a bênção apostólica, assim como a toda a sua família, ao Colégio dos Cardeais e a todos os parentes do falecido Cardeal, aos pastores e fiéis da Arquidiocese de Bordeaux, bem como a todas as pessoas que participarem de suas exéquias”, expresso o telegrama de Francisco.

Confira também: