O primeiro sacerdote ordenado na Arquidiocese francesa de Rouen depois do assassinato do Pe. Jacques Hamel em 2016, afirmou que a morte do sacerdote idoso recorda “o coração fundamental do sacerdócio”.

Em declarações ao semanário ‘La Vie’, recolhidos por ‘Famille Chrétienne’, o recém-ordenado Pe. Julien Hamel, de 26 anos, disse que o sacerdote de 86 anos, assassinado por terroristas islâmicos em sua igreja de Rouen, “é um exemplo, pois o seu ministério foi vivido com grande humildade. A sua morte nos recorda o coração fundamental do sacerdócio que é entregar-se à Igreja, a Deus e aos paroquianos até o fim”.

Pe. Julien Hamel com o Papa Francisco. Foto: Facebook Julien Hamel

Sobre a coincidência no nome de ambos, Pe. Julien comenta que “o fato de ter mesmo sobrenome que o Pe. Jacques não me chama a atenção, porque é um sobrenome muito comum na Normandia”, região francesa onde está localizada Rouen.

O que ocorreu com o sacerdote falecido, que está em processo de beatificação, “não me causa dúvidas”, disse Pe. Julien Hamel ao jornal ‘Le Parisien’. “Pelo contrário, isso confirma a minha vocação”, acrescentou e compartilhou, que pede ao Pe. Jacques a “sua proteção” e “cuidado”.

O Arcebispo de Rouen, Dom Dominique Lebrun, presidiu a Missa de ordenação em 24 de junho na Catedral local, onde Pe. Jacques Hamel também foi ordenado em 30 de junho de 1958.

Em sua homilia em 24 de junho, Dom Lebrun agradeceu aos pais de Julien Hamel e todos aqueles que de alguma maneira ajudaram na sua educação.

“A Igreja, tua mãe, gera hoje a tua nova existência de sacerdote”, disse o Arcebispo. “Irmãos e irmãs, agradeço sua amizade e oração pelas vocações, a fé e fidelidade com que as quais ensinaram Julien”, acrescentou.

Depois de assinalar que São João Batista, celebrado pela Igreja nesse dia, é um bom modelo de sacerdote, o Prelado disse aos presentes que o novo presbítero conta “com vocês para crescer e se fortalecer como vocês contam com ele para lhes anuncie Jesus”.

Em 13 de abril de 2017, Quinta-feira Santa, Dom Lebrun anunciou a abertura da causa de beatificação do Pe. Jacques Hamel.

Em 26 de julho de 2016, durante a celebração da Missa, dois terroristas do Estado Islâmico (ISIS) invadiram a igreja de St. Etienne du Rouvray, na região francesa da Normandia, e degolaram Pe. Hamel.

Em uma Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta, em setembro de 2016, o Papa Francisco assegurou que Pe. Hamel “é um mártir”. O postulador da causa de beatificação é Pe. Paul Vigouroux.

Confira também: