O Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira, 4 de julho, o pedido de renúncia apresentado pelo Bispo de Guanhães (MG), Dom Jeremias Antônio de Jesus.

“Tendo examinado minha consciência, em oração diante de Deus, cheguei à conclusão de que era necessário, neste momento de minha vida, servir à Igreja de outro modo, para cuidar de minha saúde e poder colaborar de melhor modo no trabalho do Reino”, disse o Prelado em nota.

Nascido na cidade de Atibaia (SP), no dia 27 de maio de 1966, Dom Jeremias ingressou em 1987 no Seminário Arquidiocesano “Bom Jesus”, em Aparecida (SP), onde estudou Filosofia. Em 1990, iniciou o curso de Teologia no Instituto Teológico Pio XI, no Alto da Lapa, em São Paulo, residindo em Caieiras (SP), no Seminário “Imaculada Conceição”.

Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1993, em Atibaia, e exerceu diversas funções na Diocese de Bragança Paulista.

Em 30 de maio de 2012, foi nomeado Bispo da Diocese de Guanhães pelo Papa Bento XVI.

Após o Papa Francisco aceitar sua renúncia, Dom Jeremias expressou em nota ser “grato ao Santo Padre” por ter, “paternalmente, acolhido meu pedido de renúncia e ter nomeado como Administrador Apostólico, até a chegada do novo Bispo, nosso dileto Arcebispo Metropolitano, Dom Darci José Nicioli”, Arcebispo de Diamantina.

“Ao estimado clero de Guanhães – manifestou –, minha mais profunda gratidão e apreço, por ter comigo trabalhado em meios às dificuldades e alegrias, garantindo minhas preces, agora como Bispo Emérito, na fé e no espírito eclesial que nos une”.

O Prelado ainda deixou sua “paternal benção e agradecimento” ao povo da Diocese de Guanhães, “pelos quase seis anos de trabalhos pastorais em uma bonita caminhada conjunta”. “Por vocês, elevo de joelhos ao Senhor, meu louvor”, afirmou.

“Do meu coração brotam, confiante, as mesmas palavras de Maria, nossa Mãe: ‘Fiat voluntas tua’, seja feita a tua vontade. Lema este que escolhi para meu episcopado e que continuará me orientando nesta nova etapa que se inicia”, concluiu o Prelado.

Confira também: