O recém-criado Cardeal Louis Rafael Sako, Patriarca Caldeu da Babilônia no Iraque, ofereceu sua primeira Missa como Purpurado da Igreja Católica, no dia 1º de julho na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pela paz no Oriente Médio, especialmente no Iraque e na Síria.

No dia 28 de junho, o Papa Francisco criou 14 novos cardeais, entre os quais estava o Patriarca Caldeu da Babilônia, no Consistório Público na Basílica de São Pedro.

Segundo informou o Patriarcado Caldeu da Babilônia em um comunicado, o agora Cardeal Sako presidiu a Eucaristia perante sacerdotes, diáconos, religiosas e uma delegação proveniente do Iraque.

A Missa foi concelebrada por diversos bispos de rito católico caldeu, como os Bispos Auxiliares de Bagdá (Iraque), Dom Basilio Yaldo e Dom Shelmon Warduni, o Arcebispo de Basora (Iraque), Dom Habib Hormuz Al-Naufali, e o Arcebispo de Urmya (Irã), Dom Thomas Meram.

Em sua homilia, o Cardeal Sako convidou os fiéis a renovar sua fé e confiança em Deus e em seu país.

Também pediu aos cristãos iraquianos que rezem e cooperem para o renascimento e a prosperidade da nação após a derrota do grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS) e as eleições parlamentares realizadas no último dia 12 de maio.

“A paz deve vir e a vida volta ao seu curso normal”, assegurou o novo Purpurado.

Depois da celebração da Missa, o Cardeal Sako se dirigiu com a delegação proveniente do Iraque à Praça de São Pedro para a oração do Ângelus dominical, presidida pelo Papa Francisco.

Após receber a saudação do Pontífice aos fiéis iraquianos, começaram a cantar.

No último dia 29 de maio, o Ministério de Assuntos Exteriores do Iraque assinalou que o Papa Francisco tem a intenção de viajar em breve ao país, depois da formação do novo governo e da derrota do ISIS.

Confira também: