A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) saudou e parabenizou Andrés Manuel López Obrador pela sua vitória nas eleições presidenciais no dia 1º de julho e assegurou que “todos somos chamados a colaborar, de modo positivo, com as nossas autoridades eleitas”.

Em 1º de julho, os mexicanos votaram em candidatos a mais de 18 mil cargos públicos. Entre eles, foi eleito o novo presidente do México e os novos deputados e senadores.

A contagem rápida presidencial do Instituto Nacional Eleitoral mostrou a vitória, com 53% dos votos, de López Obrador, candidato da coalizão de esquerda “Juntos Haremos História”.

Os outros candidatos que competiram com López Obrador reconheceram a sua derrota nas eleições.

Em um comunicado publicado em 2 de julho, os bispos mexicanos destacaram que as eleições no domingo foram “realizadas com ordem e serenidade”.

“Por trás deste esforço democrático está a dignidade e a liberdade de cada ser humano, chamado a participar da vida social”.

“Agradecemos às autoridades eleitorais, assim como a todos os cidadãos em geral. Trabalhando juntos, governo e sociedade, podemos fazer grandes coisas”, assinalaram.

Os bispos mexicanos sublinharam que “podemos criar melhores condições de desenvolvimento somente se agirmos em primeira pessoa, para melhorias nos nossos municípios, nos Estados e em toda a República mexicana”.

“Nenhum governante, sozinho, há todas as ideias e todas as soluções. É nossa responsabilidade continuar a participar como cidadãos, sempre com respeito pelos direitos humanos e pelo autêntico bem comum”.

A CEM também sublinhou que “a educação, a luta contra a pobreza, a verdade e a liberdade, o respeito pelas diferenças e a busca de ideias comuns, são os caminhos para vencer as desigualdades, egoísmos e abusos”.

Além disso, expressaram sua condenação aos “atos de violência que ocorreram em alguns lugares do país, principalmente os que atentaram à vida humana”.

Os bispos incentivaram os fiéis do país a “se unirem em oração, para agradecer e para que se consolide este momento cívico e político”.

“Especialmente, dirigimo-nos aos católicos para que dupliquem seus esforços para que o testemunho do nosso dom e da nossa generosidade ilumine a vida social, com o Evangelho da vida, da paz e da solidariedade”.

A CEM assegurou que continuará “a implorar a materna proteção de Santa Maria de Guadalupe, que nos leva a construir um México reconciliado, justo e fraterno, que reivindique a dignidade dos mais pobres e dos excluídos, a vida dos nascituros, o bem das nossas famílias e a autêntica liberdade religiosa”.

“A Virgem de Tepeyac é padroeira da nossa liberdade e lugar de acolhida para todos. Por sua intercessão, a ajuda do céu nunca faltará”, concluíram os bispos.

Confira também: