Depois da oração do Ângelus no domingo, o Papa Francisco fez um apelo a paz na Nicarágua e na Síria e destacou as novas conversas de paz dos governos da Etiópia e da Eritreia.

O Papa se referiu ao “amado povo da Nicarágua” para renovar sua “oração” e, assim, unir-se “aos esforços que os bispos do país e tantas pessoas de boa vontade estão realizando, em seu papel de mediação e de testemunho pelo processo de diálogo nacional em andamento no caminho da democracia”.

Francisco também se referiu à situação em que o país vive há aproximadamente um mês e meio, quando os jovens iniciaram uma série de protestos contra uma nova lei da previdência social do governo.

Embora o governo de Daniel Ortega, finalmente, não tenha aprovado a lei, os protestos continuaram causando mais de 200 mortos e numerosos feridos devido às represálias do governo através do Exército e das forças paramilitares ligadas ao regime.

O Papa também recordou a Síria e renovou seu apelo “para que a população, já duramente provada há anos, seja poupada de mais sofrimento”. Uma situação que “continua grave, especialmente na província de Daraa”, disse.

As suas últimas palavras foram para a Etiópia e a Eritreia, cujos governos “se reuniram para falar sobre a paz”. Um encontro “que pode ser descrito como histórico” e com o qual espera que se “possa acender uma luz de esperança para estes dois países do Chifre da África e para todo o continente africano”.

Confira também: