Como é tradição, a Via dela Conciliazione de Roma, que dá acesso à Praça de São Pedro do Vaticano, foi enfeitada com tapetes florais pela Solenidade de São Pedro e São Paulo nesta sexta-feira, 29 de junho, uma iniciativa popularmente conhecida como “infiorata”.

Ao finalizar a oração do Ângelus, o Papa Francisco agradeceu à associação de promoção turística da cidade, “Pro Loco”, promotora desta iniciativa, pro seus esforços para manter a tradição.

“Minha saudação hoje é sobretudo para vocês, fiéis de Roma, na festa dos santos padroeiros da Cidade. Por esta ocasião, a ‘Pro Loco’ romana promoveu a tradicional ‘Infiorata’, realizada por diversos artistas e por tantas realidades associativas e de voluntariado. Obrigado por esta bela iniciativa e pelas sugestivas decorações florais!”, foram as palavras do Santo Padre.

A tradicional ‘infiorata’, que pode ser traduzida como “decorada com flores”, remonta ao século XVIII, quanto Benedetto Drei, responsável pela floricultura vaticana, e seu filho Pedro, decidiram enfeitar a Basílica de São Pedro com estes tapetes, como mosaicos, para a festa de 29 de junho de 1625.

Depois, foi o famoso artista Gian Lorenzo Bernini quem difundiu esta tradição que em seguida se estendeu à festa de Corpus Christi, por volta de 1778.

Confira também: