Antes da celebração do Consistório para a criação de 14 novos cardeais, o Papa Francisco recebeu uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla por ocasião da Solenidade de São Pedro e São Paulo, padroeiros de Roma, a ser celebrada amanhã.

“Recordar os Apóstolos, seus ensinamentos e seu testemunho significa recordar as raízes comuns sobre as quais se constroem as nossas Igrejas irmãs, mas também ser conscientes da missão comum ao serviço do Evangelho, para gerar uma nova humanidade”.

Francisco denunciou a “progressiva cegueira da fé”. “O desprezo da dignidade da pessoa humana, a idolatria do dinheiro, a difusão da violência, a absolutização da ciência e da técnica, a exploração desconsiderada dos recursos naturais são apenas alguns dos graves sinais de uma trágica realidade, à qual não podemos nos resignar”.

O Bispo de Roma se mostrou convencido de que “as nossas Igrejas podem criar novas possibilidades de transformações para o nosso mundo”.

O Papa destacou a colaboração mútua entre a Igreja Católica e o Patriarcado Ecumênico, especialmente em relação às “novas formas de escravidão, à defesa da criação e à busca da paz”.

Confira também: