O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira como Bispo Coadjutor para a Diocese de Nova Iguaçu (RJ) Dom Gilson Andrade da Silva, até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador (BA).

Nascido em 11 de setembro de 1966, no Rio de Janeiro, ingressou em 1985 no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, na Diocese de Petrópolis, onde estudou Filosofia.

Entre os anos de 1988 a 1991, realizou os estudos de Teologia na Universidade de Navarra (Espanha). Também obteve licenciatura em Sagrada Teologia pela Pontifícia Università della Santa Croce, em Roma (1997 a 1999).

Foi ordenado sacerdote em 4 de agosto de 1991, incardinado na Diocese de Petrópolis, na qual serviu como vice-reitor e, mais tarde, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino; pároco, professor de Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Petrópolis; membro do Conselho Diocesano de Pastoral; coordenador da Pastoral da Juventude; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Em 27 de julho de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador e recebeu a ordenação episcopal em 24 de setembro do mesmo ano, tendo como lema “In Verbo Tuo” (Por causa da tua Palavra).

Confira também: