O presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN), Cardeal Leopoldo Brenes, e Dom Rolando Álvarez viajam hoje ao Vaticano para informar o Papa Francisco a respeito da situação do país.

Através de um comunicado, a CEN indicou que o Cardeal Brenes, Arcebispo de Manágua viajará para participar do consistório convocado pelo Santo Padre e será acompanhado por Dom Álvarez, Bispo de Matagalpa.

“Ambos aproveitarão para se reunir em uma audiência privada em nome de todos os bispos da Nicarágua com o Vigário de Cristo”, indicou a CEN.

“Nesta audiência – assinalou –, informarão ao Santo Padre sobre a situação dolorosa e sofrida que nós, nicaraguenses, vivemos e o impulso que demos ao diálogo, no qual participamos a pedido do governo e apoiados pela confiança da população”.

Em seu comunicado, os bispos da Nicarágua expressaram à população sua “proximidade e acompanhamento especialmente neste momento doloroso”.

Nesse sentido, pediram aos fiéis que acompanhem o Cardeal Brenes e Dom Álvarez com as suas orações, solicitando também a intercessão da Virgem Maria.

Na última segunda-feira, retomaram a mesa de diálogo entre o governo e a opositora Aliança Cívica, com a mediação da Igreja.

Entretanto, o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH) denunciou que no domingo à noite as cidades de Diriamba, Manágua, Masaya, Matagalpa, Nagarote e Tipitapa, foram atacadas por “forças combinadas” formadas pela polícia, tropas de choques e paramilitares.

Segundo informaram, morreram duas pessoas em Manágua e uma em Tipitapa. Em Nagarote, quatro pessoas ficaram feridas.

Em 21 de junho, o Cardeal Brenes, junto com o Bispo Auxiliar de Manágua, Dom Silvio Báez, o Núncio Apostólico, Dom Stanislaw Waldemar Sommertag, e outros sacerdotes, foram a Masaya a fim de evitar novos ataques contra a população.

Como um gesto de consolo, bispos e sacerdotes rezaram e percorreram as ruas com o Santíssimo Sacramento, “passando pelos lugares destruídos e pelas barricadas que as pessoas construíram para se proteger dos ataques”.

Do mesmo modo, em 7 de junho, a CEN apresentou ao presidente Daniel Ortega o pedido para adiantar as eleições. Entretanto, Ortega, cujo terceiro mandato consecutivo termina em janeiro de 2022, ainda não se pronunciou a respeito.

“Os bispos da Nicarágua estão esperando que o presidente Ortega nos comunique ‘oficial e formalmente a aceitação’ da proposta que realizamos no dia 7 de junho, na qual apresentamos o sentimento da maioria dos nicaraguenses, sobre as eleições antecipadas para março de 2019”, expressou Dom Báez em 25 de junho em sua conta no Twitter.

Confira também: