O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 26 de junho, o sacerdote português José Tolentino Mendonça como do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, elevando-o ainda à dignidade de Arcebispo.

Atualmente vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Pe. Tolentino tomará posse de sua nova função no dia 1º de setembro deste ano, sucedendo no cargo o arcebispo Jean-Louis Bruguès. Simbolicamente, recebe a antiga sede episcopal de Suava, no norte de África.

Nascido em 1965, em Machico (Arquipélago da Madeira), Pe. Tolentino foi ordenado sacerdote para a Diocese do Funchal em 28 de julho de 1990. É doutor em Teologia Bíblica.

Pe. Tolentino já colaborava com o Vaticano como consultor do Conselho Pontifício da Cultura. Serviu também como reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma; diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Igreja Católica em Portugal.

Biblista, investigador, poeta e ensaísta, Pe. Tolentino Mendonça publicou numerosos volumes e artigos de âmbito teológico e exegético, além de várias obras poéticas.

Este ano, foi o pregador dos exercícios espirituais de Quaresma do Papa Francisco e dos membros da Cúria Romana, que teve como tema “O elogio da sede”.

Ao receber esta nova missão por parte do Papa Francisco, Pe. Tolentino manifestou à Agência Ecclesia, do episcopado português, que sua intenção é “servir à Igreja na Cultura”.

Segundo ele, sua missão como “Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana” se insere em uma tradição papal de “conservar num arquivo próprio a memória dos mártires e a gesta dos pastores, bem como os livros que asseguravam a atividade litúrgica e as necessidades administrativas da comunidade eclesial”.

Após esta nomeação, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma nota na qual afirma que “congratula-se com esta nomeação, que reconhece a competência e o saber do Padre José Tolentino para bem servir à Igreja Universal nesta tão importante missão”.

“Invocamos as bênçãos do Senhor para que o Padre Tolentino exerça este ministério com a humildade, a simplicidade, a sabedoria e a dedicação que bem o caracterizam”, acrescenta.

Por sua vez, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) expressou que esta nomeação “representa uma grande honra para a Igreja Portuguesa, para Portugal e para a UCP”.

“A Universidade Católica agradece reconhecida o trabalho notável do Senhor Vice-Reitor e futuro Arquivista e Bibliotecário da Igreja, desejando-lhe as maiores felicidades nesta nova função de serviço à Igreja Universal e à causa da cultura”, conclui.

Confira também: