O Papa Francisco e o presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, tiveram um encontro diplomático no Vaticano na manhã de hoje.

O Santo Padre recebeu o chefe de Estado francês, que estava junto com a sua esposa e uma importante delegação diplomática, na biblioteca do Palácio Apostólico. Depois de saudar o presidente, a sua esposa e toda a delegação francesa, o Papa presenteou Macron com um medalhão de bronze com a imagem de São Martinho.

O presidente Macron, ignorando o protocolo, deu um abraço no Pontífice após a troca de presentes, um gesto que surpreendeu a todos e através do qual o presidente francês quis transmitir o seu carinho e a sua admiração por Francisco.

Em seguida, Francisco e Macron se retiraram a uma sala para uma conversa privada que durou 57 minutos. Nesse sentido, foi um dos encontros mais longos entre o Santo Padre e um chefe de Estado.

Segundo um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, os temas tratados durante a reunião a proteção do ambiente, as migrações e o compromisso multilateral para a prevenção e a resolução dos conflitos, especialmente em relação ao desarmamento.

Além disso, também trocaram pontos de vista sobre alguns conflitos em desenvolvimento, particularmente no Oriente Médio e na África. Por fim, falaram ainda sobre as perspectivas do projeto europeu.

A visita oficial ao Vaticano também inclui a ida do presidente Macron à Basílica de São João de Latrão, onde tomará posse do título de Protocanônico Honorário do Capítulo de Latrão, realizando assim a tradição que teve origem no século XVII que concede este privilégio a chefes de Estado da França, primeiro aos seus reis e depois aos presidentes da República.

Confira também: