No dia 26 de junho a Igreja e, de modo especial, o Opus Dei celebram São Josemaria Ecrivá, fundador da prelazia pessoal que está presente nos cinco continentes e que se tornou uma das mais vigorosas do panorama eclesial.

Seu último sucessor, o também espanhol Mons. Fernando Ocáriz – eleito há pouco mais de um ano – recordou em uma entrevista concedida a EWTN/ Grupo ACI que “era um homem que sabia amar, possuía uma grandíssima inteligência, uma grandíssima santidade”. “Era um homem que sabia amar muito as pessoas”, reconheceu.

Entretanto, também destacou que “a coisa mais fundamental que São Josemaria nos ensinou é o tratamento pessoal, ou seja, a amizade: transmitir o Evangelho a cada pessoa”.

“Quando existe uma amizade verdadeira, o que interessa a uma pessoa, ao outro também lhe interessa; mesmo que tiver outras crenças, mesmo que sequer compartilhe os valores mais fundamentais; se houver amizade, interessa-lhe”, afirmou Ocáriz sobre um dos legados mais importantes do santo espanhol.

“Isso não exclui que tenha que fazer tudo, desde a pregação oficial da Igreja, que é essencial, é claro, mas do ponto de vista de cristãos comuns, pelo menos na Obra, no que temos mais experiência de sua eficácia é o tratamento pessoal com as pessoas, a verdadeira amizade; que não é usar a amizade de um modo instrumental, mas uma amizade autêntica que, por ser autêntica, tenta transmitir o que se quer”.

O atual Prelado do Opus Dei recordou também que São Josemaria “disse muitas vezes que o que o Opus Dei quer é servir a Igreja como a Igreja quer ser servida”. “O que é o serviço da Igreja? O que a Igreja quer é levar o Evangelho ao mundo. A Igreja não é uma sociedade fechada em si mesma, mas é para o mundo”, disse sobre o carisma da prelazia.

Confira também: