A Arquidiocese Primaz do México denunciou a circulação de um vídeo em que manipula, a favor de um candidato à presidência, as palavras do Cardeal Carlos Aguiar Retes.

O Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME) indicou que, durante a semana passada, “circulou nas redes sociais um vídeo com imagens de um candidato à Presidência da República, mescladas com uma gravação em vídeo do Cardeal Carlos Aguiar Retes, Arcebispo do México, pronunciando uma homilia na Basílica de Guadalupe”.

“Qualquer uso facioso com motivos político-eleitorais é reprovável e totalmente alheio à atuação do Cardeal Carlos Aguiar como Arcebispo Primaz do México”, assinalou o SIAME.

“Em nenhum momento o Cardeal Carlos Aguiar emitiu comentário a favor ou contra alguém aspirante a cargo público. Sua única postura em torno do processo eleitoral foi de chamar os fiéis a participar nele ativamente e exercer seu direito ao voto de maneira livre, secreta e consciente”.

Os trechos da mensagem do Cardeal Aguiar Retes usados na propaganda política correspondiam ao seu reiterado chamado aos fiéis a participar das próximas eleições.

Esta mensagem, indicou o SIAME, “não tem nada a ver com as atitudes ou ideologias político-eleitorais”.

A Arquidiocese do México recordou que, desse que assumiu o governo pastoral, em 5 de fevereiro deste ano, “o Cardeal Carlos Aguiar se preocupou em dar aos seus paroquianos os ensinamentos da Palavra de Deus, conforme a liberdade religiosa que o assiste para difundir a Doutrina Católica dentro do que estabelece a Constituição do nosso país”.

Confira também: