O sacerdote Horacio Bojorge denunciou o cancelamento do sinal de EWTN em duas das três empresas de TV por cabo de Montevideu e afirmou que o fato causou preocupação entre os católicos, que enfrentam um laicismo cada vez mais forte.

“O silenciamiento do Canal Católico EWTN na cidade do Montevideu gera profunda preocupação, ao tempo que tenta servir de alicerce ao forte laicismo imperante”, afirmou o sacerdote.

Através de um artigo, o Padre Bojorge recordou que a Igreja no país se enfrenta constantemente a “um feroz laicismo”, que “se plasmou em diversos âmbitos da vida social”.

Indica que embora o Uruguai conta com uma universidade católica, esta existe faz pouco mais de 10 anos. Do mesmo modo, explica que Rádio Oriental, comprada faz dois anos pela Arquidiocese do Montevideu “enfrenta sérios problemas para conseguir patrocinadores, e que para abrir Rádio María se teve que superar uma série de dificuldades.

O Padre Bojorge explica que a cultura uruguaia se encontra influenciada por um laicismo com cem anos de história, o mesmo que valida e invalida, segundo seus parâmetros, a ação dos católicos.

Em seu artigo, indica que inclusive “isto influiu na configuração do pensamento do clero e o povo católico”, que muitas vezes “é convidado a ser ‘mais uruguaio que católico’”.