O Arcebispo de Barcelona, Dom Lluis Martínez Sistach, dedicou sua carta dominical aos condutores, exortando-os a conduzir com prudência e solidariedade, conscientes dos perigos que supõe o excesso de velocidade ou a imprudência.

A carta diocesana será difundida nas paróquias este domingo, festa de São Cristóbal, patrono dos automobilistas. Nela, Dom Martínez Sistach escreve que “de algum jeito nos estamos familiarizando com o número de acidentes de circulação, cada ano morrem no mundo 300 mil pessoas em acidentes de circulação e mais de oito milhões ficam feridas”.

O Prelado comentou que a principal causa dos acidentes de trânsito recai em falhas humanas, como os excessos de velocidade, o álcool e o disrespeito aos sinais de trânsito.

“Não há dúvida que conduzir mau, de forma imprudente, em más condições físicas ou psíquicas, é uma patente de homicídio ou de suicídio”; escreveu e recordou que “toda vida humana é valiosa e importante. Mas o mais triste é que a maioria destas vítimas são pessoas jovens em plena primavera da vida, e que 90 por cento das causas dos sinistros são infrações do código de circulação”.