Depois da oração do Ângelus no domingo, o Papa Francisco recordou a beatificação em Caracas (Venezuela) de Maria Carmen Rendíles Martínez, fundadora das irmãs Servas de Jesus de Venezuela.

Francisco disse que “Madre Carmen, nascida e falecida em Caracas no século passado, junto com as irmãs, serviu com amor nas paróquias, nas escolas e ao lado dos mais necessitados”.

“Louvamos ao Senhor por esta sua fiel discípula e confiemos à sua intercessão as nossas orações pelo povo venezuelano”.

Carmen Rendíles Martínez nasceu em 1903 e, em 1927, ingressou na Congregação francesa das Servas de Jesus no Santíssimo Sacramento. Distinguiu-se por sua imensa bondade e sábia prudência. Nos anos 1950, guiou o processo de refundação de sua congregação, até que, em 1965, a Santa Sé aprovou a nova fundação venezuelana, chamando-a “Servas de Jesus”.

Como Superiora Geral da Fundação, promoveu um intenso espírito religioso entre suas irmãs. Graças a ela, a congregação seguiu crescendo e se consolidou na Venezuela e na Colômbia.

Madre Carmen morreu em 1977. Em 21 de dezembro de 2017, o Papa Francisco reconheceu a autenticidade de um milagre realizado pela intercessão da religiosa, ocorrido em Caracas, em 18 de julho de 2003: a cura instantânea de uma grave lesão no braço direito de um médico venezuelano.

Confira também: