O Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco na reforma da Cúria Romana, conhecido como C-9, preparou o esboço de uma nova Constituição Apostólica da Cúria, cujo título provisório é Praedicate Evangelium.

Segundo divulgou o diretor da Assessoria de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, este primeiro texto deve ser analisado pelo Santo Padre, que fará as apreciações que considerar “oportunas, úteis e necessárias”.

O C-9, reunido em Roma desde segunda-feira, 11 de junho, dedicou grande parte das sessões desta reunião, a 25ª desde que o Conselho foi constituído, a examinar o esboço da nova Constituição Apostólica. Entretanto, também foram analisados os avanços no processo de reforma da Cúria.

Nesse sentido, Mons. Brian Ferme, Secretário do Conselho para a Economia, apresentou a reforma da estrutura financeira-organizativa da Santa Sé e do Governatorato.

Do mesmo modo, “após ter ilustrado os objetivos e os princípios fundamentais, entre os quais evitar desperdícios, favorecer a transparência, assegurar a correta aplicação dos princípios contábeis, seguir o princípio de dúplice supervisão e os padrões internacionais”, Mons. Ferme evidenciou uma série de resultados positivos.

Entre esses resultados estão: “Um procedimento uniforme para a preparação dos orçamentos e balanços; uma maior atenção às despesas; uma maior cooperação e compreensão da reforma financeira; uma mudança gradual de mentalidade acerca da transparência e responsabilidade”.

Finalmente, “Sua Eminência Cardeal Sean Patrick O'Malley atualizou os presentes sobre o trabalho da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores”.

Greg Burke anunciou, finalmente, que a próxima reunião do Conselho dos Cardeais se realizará nos dias 10, 11 e 12 de setembro deste ano.

Confira também: