Antes de iniciar a reza do angelus dominical, o Santo Padre recordou que a santidade é uma proposta válida para cada um dos cristãos e citando a São Bento de Núrsia afirmou que esta consiste em não antepor nada a Cristo.

Em suas palavras o Santo Padre fez referência a São Bento, cuja festa celebra a Igreja em 11 de julho, ressaltando que “não fundou uma instituição monástica dirigida principalmente à evangelização de povos bárbaros, mas assinalou a seus discípulos o fim fundamental da existência: a busca de Deus”.

“Quando o fiel- continuou- entra em relação profunda com Deus não pode contentar-se vivendo em modo medíocre com a insígnia de uma ética minimalista e de uma religiosidade superficial”.

Citando a São Bento definiu a santidade como um “jamais antepor alguma coisa ao amor de Cristo”. “A santidade é uma proposta válida para todo cristão e se converte em uma verdadeira urgência pastoral na nossa época, em que se adverte a necessidade de ancorar a vida e a história em firmes referências espirituais”.

Deste modo o Papa dirigiu o olhar a María Santíssima, “modelo sublime e perfeito de santidade, que viveu em constante e profunda comunhão com Cristo”, invocando sua intercessão para que “o Senhor multiplique em nossa época homens e mulheres que através de uma fé iluminada, testemunhada na vida, sejam neste novo milênio sal da terra e luz do mundo”.