Dezenas de milhares de pessoas marcharam no domingo, 10, nas principais cidades da Argentina para exigir o respeito à vida do nascituro e para pedir aos deputados que rechacem o projeto do aborto, a ser votado em 13 de junho, no Congresso da Nação.

A marcha foi organizada pela Unidade Pró-vida nas cidades de Córdoba, Rosário, Santa Fe, Mendoza, Tucumán, Paraná, La Plata, Catamarca, Santa Rosa, Salta, Posadas, entre outras.

Em Buenos Aires, a manifestação será realizada em 13 de junho, a partir das 18h, em frente ao Congresso, onde chegarão os representantes das outras cidades sob o lema “Salvemos as duas vidas”, fazendo referência à mulher grávida e o nascituro.

A Unidade Pró-vida assinalou que o objetivo das marchas realizadas neste domingo foi “mostrar o verdadeiro sentimento da sociedade argentina e pedir ao Congresso Nacional que não aprove as leis que prejudicam o tecido social".

“Também pediram para buscar soluções a fim de superar as situações de vulnerabilidade que algumas mulheres com gravidez não planejada podem passar”, indicou.

Paula Ledesma, da Unidade Pró-vida de Córdoba, disse que os argentinos não querem que o aborto seja legalizado, mas que no seu país “se proteja os direitos humanos fundamentais e se busque soluções verdadeiras para os problemas das mulheres”.

Por sua parte, Andrés Perotti, de Rosário, assinalou que “o aborto é um fracasso social e nunca pode ser uma solução. Hoje saímos às ruas para expressar uma posição clara aos nossos legisladores, para denunciar as pressões contra eles e pedir-lhes que respeitem as duas vidas”.

Em Mendoza, Pablo Gaete recordou que a Argentina “foi pioneira em 1813 declarando a liberdade dos filhos de escravos ainda no ventre. Entretanto, agora querem que retrocedamos 200 anos decretando a sentença de morte dos nascituros. Fazemos um apelo à reflexão a todos os legisladores da nossa cidade e de todo o país”.

“As mobilizações deste domingo prepararam o terreno para a manifestação multitudinária da quarta-feira, 13 de junho, a partir das 18h, na entrada do Congresso da Nação, onde se reunirão novamente milhares de pessoas, como ocorreu em 25 de março e em 20 de maio, com o lema ‘Salvemos as duas vidas’”, indicou a Unidade Pró-vida.

Confira também:

Mais em