Um perito da Pontifícia Universidade Gregoriana assegurou nesta capital que o principal problema das lendas negras é que não ficam “ao exterior da Igreja”, por isso os católicos não devem ter uma “fé complexada” e precisam recuperar o orgulho de ser filhos da Igreja.

O Padre Mauro Gagliardi, Doutor em Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana, ofereceu a conferência “Lendas negras da Igreja e o complexo anti-católico” em que afirmou que hoje “muitos católicos são poluídos pela ‘verdade’ deste mundo” e é necessário “purificar nossa memória” sem temer à verdade.

Na exposição organizada pela associação cultural Círculo de Encontro, o Pe. Gagliardi apresentou as lendas negras como mitos historiográficos construídos por “mãos invisíveis, marcos comuns da cultura ocidental contemporânea” que se difundiram graças a uma “acertada pedagogia” que busca eliminar a presença da Igreja, sendo “verdades pseudohistóricas propostas como verdades evangélicas”.

Segundo o perito, a lenda que marcou com mais força à Igreja é a lenda anti-hispánica da conquista, que apresenta a evangelização da América como a massacre dos povos indígenas negando que o “Cristianismo trouxe efeitos benéficos para a América Latina” e é uma bênção para toda a Igreja. Atualmente, a metade dos católicos do mundo vive neste continente.