No marco do foro “Eqüidade distributiva e capacidade de integração social e política”, realizado na Universidade Católica Argentina, o Bispo de São Isidro e presidente do Cáritas Argentina, Dom Jorge Casaretto, advertiu que potencializar a educação é a chave para superar “a inequidade e falta de integração entre os argentinos”.

Na exposição “Os programas sociais e sua correlação com a realidade social atual”, o Prelado indicou que embora o problema social está no trabalho informal e a desocupação, “a crise que vivem os argentinos  não é só econômica ou política mas fundamentalmente moral e ética porque se exacerbou o individualismo e a irresponsabilidade social”.

Dom Casaretto qualificou como muito positivo os planos sociais, dirigido às mães  para que possam  enviar a seus filhos à escola e indicou que ditos programas são ainda necessários porque o desemprego não diminuiu”.

“Os planos nunca devem incitar ao clientelismo nem permitir a algumas pessoas decidir aos quais se outorgam os programas e aos quais não. Com os impostos se pode contribuir a planos transparentes”, anotou.

O presidente do Cáritas valorizou que se convocou aos bispos para falar sobre crescimento econômico,  porque isso demonstra que a mensagem de Cristo está para dar um sentido ao mundo e que há revalorização do transcendente.

 “há esperanças quanto a tira de conscientiza depois da crise porque há políticos jovens e não conhecidos que trabalham para as mudanças”, concluiu.