A Cruz dos Caídos, da localidade de Vall D’Uixo, na cidade espanhola de Castellón, foi derrubada por aplicação da Lei de Memória Histórica na Espanha, apesar do rechaço dos vizinhos; entretanto, desde 1979, não contém nenhuma referência política e os símbolos religiosos estão excluídos da aplicação desta lei.

A administração de Vall D’Uixo, em Castellón, retirou na quarta-feira, 6 de junho, a Cruz dos Caídos em um suposto cumprimento da Lei de Memória Histórica, apesar de centenas de vizinhos da localidade terem se reunido nas ruas próximas para manifestar seu rechaço à demolição.

No dia anterior, logo pela manhã, cerca de 50 moradores de Vall D’Uixo, membros da Plataforma Salvemos a Cruz da Praça da Paz, impediram que o símbolo cristão da cruz fosse derrubado, ao se sentar em torno deste.

Entretanto, nas primeiras horas de quarta-feira, a Guarda Civil interrompeu o acesso à Praça da Paz, onde estava a cruz, para que não pudessem impedir a demolição.

A administração local atribui a demolição ao cumprimento da Lei de Memória Histórica e à Lei valenciana de Memória Democrática e para a Convivência 2017.

Por sua parte, a Associação Espanhola de Advogados Cristãos (AEAC) apresentou na semana passada mais de 13 mil assinaturas para impedir a retirada da cruz e assegurou que apresentaram uma queixa contra Tania Baños, prefeita da localidade de Vall D’Uixo, por prevaricação e incitação ao ódio ao derrubar um símbolo religioso da Praça da Paz.

Polonia Castellanos, presidente da AEAC, assegurou que não é a primeira vez que esta prefeita “ataca os cristãos”, porque há menos de um ano “eliminou ruas com nomes como ‘La sagrada Familia’ (A Sagrada Família) ou ‘Juan Pablo II’ (João Paulo II)”.

“O monumento não descumpre a Lei de Memória Histórica, pois desde 1979 não contém nenhum simbolismo político”, indicou Castellanos.

Também assegurou que “derrubar ou não a cruz não era um debate que estivesse na rua. Desde o início da democracia, com o Partido Comunista presidindo o plenário municipal, chegou-se ao acordo unânime de manter a cruz e eliminar toda simbologia”.

“É muito triste, mas está repetindo o que aconteceu em Callosa de Segura”, declarou Castellanos.

Nos próximos dias, começarão a instalar um monumento à música onde estava situada a Cruz dos Caídos.

Lei de Memória Histórica

A Lei de Memória Histórica foi aprovada no ano de 2007 e estabelece uma série de medidas em favor de quem sofreu perseguição ou violência durante os anos da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e da posterior ditadura de Francisco Franco.

Entre essas medidas, estabelece a retirada de monumentos, símbolos ou nomes de lugares públicos relacionados com a Guerra Civil e a ditadura. Entretanto, especialistas a consideram uma lei controversa, porque não favorece a reconciliação dos espanhóis.

Os monumentos da Igreja Católica ficam fora da aplicação desta lei. Porém, isso não tem sido respeitado, como é o exemplo da cruz de Callosa de Segura, que foi retirada, e esta na localidade de Vall D’Uixo.

Confira também:

Mais em