O Cardeal eleito Toribio Ticona negou de maneira enfática a publicação de um blog que o acusou de ter esposa e filhos.

A Conferência Episcopal da Bolívia (CEB) publicou uma carta assinada por Dom Ticona, Arcebispo Emérito de Corocoro, um dos 14 novos cardeais que o Papa Francisco criará em 29 de junho no Vaticano.

No texto enviado em 29 de maio ao Grupo ACI, Dom Ticona assinala que “depois de uma denúncia falsa que está se espalhando na mídia relacionada à minha vida privada, é o meu dever declarar e esclarecer de maneira enfática que os conteúdos da mesma não correspondem à verdade”.

O blog ‘Adelante la fe’ publicou que, “enquanto servia em Corocoro, e ao mesmo tempo na Diocese de Oruro, tinha uma vida conjugal com uma mulher, a senhora e os filhos estão orgulhosos de chamar-se esposa e filhos do ‘Bispo de Patacamaya’ como também é conhecido Dom Toribio Ticona”.

Na carta enviada ao Grupo ACI, o Cardeal eleito explica que “estes rumores” não são novos, foram divulgados em 2011 e “acabaram sendo simples difamações. Eu prefiro que estas denúncias ocorram neste momento, a fim de encerrar o caso de maneira definitiva”.

“Afirmo que sou completamente distante aos acontecimentos mencionados e que estou disposto a defender a minha honra em todas as circunstâncias necessárias”, continua o Prelado Emérito de Corocoro.

“Como mencionam pessoas concretas na cidade de Oruro, exijo que elas se identifiquem plenamente. Se estas acusações persistirem, não terei nenhum problema em iniciar uma denúncia judicial por difamação contra as pessoas que a promovem ou a propagam”, acrescentou.

O Prelado considera “esta difamação como um ataque, não tanto a mim, mas ao Papa Francisco. São ataques que vêm de fontes conhecidas pela sua hostilidade ao Santo Padre”.

Finalmente exorta “os fiéis do país a rezar pelo Papa Francisco, como ele mesmo sempre pede”.

Dom Toribio Ticona nasceu em Atocha (Bolívia) em 25 de abril de 1937. Tem 81 anos.

Antes de entrar no Seminário, trabalhou como mineiro para ajudar a sustentar a sua família. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário de Sucre e foi ordenado sacerdote em janeiro de 1967.

Completou seus estudos complementares no Instituto Pastoral do CELAM e o biênio pastoral catequético no Centro Lumen Vitae em Bruxelas (Bélgica).

Em 1986, foi ordenado Bispo de Auxiliar de Potosí. Em 1992, foi nomeado Prelado de Corocoro. Além do espanhol e quechua, Dom Toribio Ticona aprendeu todas as línguas faladas em sua prelatura.

Em julho de 2012, apresentou a sua renúncia devido à idade, e Bento XVI a aceitou.

Confira também: