A Arquidiocese Primaz do México, considerada a maior do mundo, abriu um processo de consulta para criar dioceses menores, cedendo seu território atual, a fim de “oferecer uma atenção mais próxima e eficaz aos fiéis”.

A Cidade do México, à qual a Arquidiocese Primaz atende pastoralmente, está povoada por cerca de nove milhões de pessoas. Entretanto, em sua área metropolitana – que inclui cerca de 60 municípios –, residem mais de 21 milhões.

O anúncio foi feito pela diretora de Comunicação da Arquidiocese do México, Marilú Esponda, e um comunicado assinado em 6 de junho.

“Este processo consiste na elaboração de relatórios sobre a realidade eclesial e social de cada circunscrição, a fim de considerar a viabilidade da criação de novas dioceses”, explicou.

Indicou que esses relatórios já foram apresentados ao Núncio Apostólico no México, Dom Franco Coppola, e ao responsável pela Conferência do Episcopado Mexicano para a Criação de Dioceses e Províncias Eclesiásticas, Dom Eugenio Lira Rugarcía, Bispo de Matamoros.

Esponda explicou que a Arquidiocese do México, criada como diocese em 1530 e elevada a arquidiocese em 1546, “tornou-se uma das mais povoadas do mundo”.

A Arquidiocese do México conta com 467 paróquias distribuídas em 8 vicariatos episcopais. Os fiéis na cidade são atendidos por pouco mais de dois mil sacerdotes e 190 diáconos permanentes.

A criação das novas dioceses, indicou Esponda, busca “oferecer uma atenção mais próxima e eficaz aos fiéis, alcançar uma melhor coordenação dos processos pastorais e ter uma maior integração e fraternidade dos presbíteros”.

A CVI Assembleia Plenária da Conferência do Episcopado Mexicano “provavelmente” abordaria este projeto em novembro deste ano, indicou a diretora de Comunicação da Arquidiocese do México.

Caso o projeto seja aprovado pelos bispos, “o resultado será transmitido para a Nunciatura Apostólica, instância que o fará chegar à Santa Sé”.

Indicou que a decisão final será do Papa Francisco.

“Se o Santo Padre aceitar a criação das novas dioceses, estas farão parte da Província Eclesiástica do México, presidida pelo Arcebispo Metropolitano”, disse Esponda.

Confira também: